Season Tutoriais - Ep. 04: Escrevendo os testes com BDD [gherkin style]


Olááá robotizadores! Neste post vou mostrar um exemplo simples de como escrever no Robot Framework com BDD. Se ainda não viu nosso primeiro exemplo Season Tutoriais - Ep. 03: Escrevendo o primeiro teste [keyword-driven style] dê uma conferida antes!!!



Passo 01: Criando o arquivo de configuração para o gherkin pt-br

Infelizmente ainda não há implementado nativamente o gherkin em pt-br no Robot Framework, mas não é um problema, pois é muito fácil fazer um arquivo que "traduz" ele para nós, é só seguir o exemplo:



Ou seja, tudo que está após a palavra Dado/Quando/Então/E ele irá guardar em uma variável e a executará (Run Keyword) em seguida.

Passo 02: Criando o teste em BDD

Segue exemplo:


- Na seção Settings instancie o nosso arquivo tradutor e o Resource.
- A seção Keywords irá dizer o que cada frase irá executar, eu deixei essa seção aqui dentro do arquivo TestCasesBDDExemplo.robot mesmo para mostrar que é possível se fazer isso também, mas nada impede que essa seção seja implementada em outro arquivo. ;)
- Os passos de execução (em branco), na seção keywords, vamos deixar em um outro arquivo (que veremos a seguir), pois se trata da implementação das ações (mais baixo nível).


Passo 03: Criando o resource

E por último, implemente os testes no ResourceBDD.robot conforme necessário. Exemplo:



A execução permanece a mesma já explicada no post Season Tutoriais - Ep. 03: Escrevendo o primeiro teste [keyword-driven style].

Pronto para testar com BDD???? Se preferir baixe o projeto no meu GITHub e execute. Se tiver dúvidas ou problemas deixe o seu comentário!!! Então até a próxima robotizadores!! 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[ATUALIZADO] Season Libraries - Ep. 01: Library Faker para informações aleatórias e fakes

Novo Curso: Robot Framework com Playwright e GitHub Actions

Season WEB Testing - Ep. 03: Open Browser - Chrome Options