Season Running - Ep. 01: Log e Report de execução


Oláááá Robotizadores que já estão testando com o Robot Framework e agora precisam analisar os LOGs! Neste post falarei um pouco sobre os arquivos de saída gerados nas execuções dos testes: o LOG e o REPORT.



Quando executamos os testes, o que vemos é o LOG Console:
LOG Console
Veja que ele cita o diretório onde ele gravou os arquivos report.html e log.html (em amarelo).

Abra-os e vamos conhecê-los!

01 - O REPORT


O report.html é o resumo da execução com os dados do que fora testado e o resultado. Contém informações como: Status da execução, horário de início e término da execução, tempo total de execução, quantidade de testes que passaram e que falharam tanto quanto por suíte, quanto por teste executado. Abaixo são dois exemplos de reports, um com SUCESSO total e outro com FALHA.

Report com SUCESSO

Report com FALHA

02 - O LOG


O log.html é o detalhamento da execução, onde mostra o que houve keyword por keyword dos testes executados. Contém informações como: keyword executada, library da keyword, resultado da execução da keyword, screenshots de telas e também LOGs solicitados durante o teste, sim, é possível você solicitar o registro de uma determinada informação via keyword 'Log' da library BuiltIn, mostrarei um exemplo.

As imagens abaixo mostram a visualização compacta do LOG e uma visualização detalhada (keyword) do LOG:

Visualização geral do LOG

Visualização detalhada de uma keyword

#FICAADICA: A análise do LOG não serve somente para ver os erros de execução, mas também como um guia para quem está ainda programando os testes, pois é possível analisar o que cada keyword faz e conferir se os seus testes estão testando o que deve realmente ser testado. E também ajuda quando algum problema no uso das keywords acontecem, é como se fosse o DEBUG dos testadores que estão ainda programando os testes!! Então sempre confira o LOG, tanto no sucesso quanto na falha e também durante o desenvolvimento dos seus testes!!!

#FICAADICAEXTRA: Como citei acima, é possível você forçar o LOG de alguma informação. Fazer isso é bom para rastrear o que está acontecendo com o seu teste e também melhorar o entendimento para futuras análises. Exemplo:

Exemplo: Setando no código para logar uma informação

Exemplo: LOG gerado
Veja mais detalhes sobre como configurar LOGs na documentação da library BuiltIn.

E aí?? Gostaram? Simples né?? Usem o LOG sem moderação robotizadores!!! Até o próximo post!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ATUALIZADO] Season Libraries - Ep. 01: Library Faker para informações aleatórias e fakes

Novo Curso: Robot Framework com Playwright e GitHub Actions

Season WEB Testing - Ep. 03: Open Browser - Chrome Options